INICIAL NOSSA RÁDIO EQUIPE NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO FALE CONOSCO

 

MAIS LINKS

SAÚDE:


08/04/2019 20:22:00 - Atualizado em 08/04/2019 20:23:00 -

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (10)

Começa quarta-feira, dia 10, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

Neste ano, a campanha terá duas fases: na primeira, de 10 a 18 de abril, serão vacinadas as gestantes, crianças de 6 meses até 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias) e puérperas (mães de recém-nascidos de até 45 dias).

A partir de 22 de abril até 31 de maio, a vacina contra o vírus Influenza passa a ser feita em todos os públicos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A mudança visa ampliar a cobertura vacinal entre as grávidas e as crianças – faixas da população em que os índices de vacinação ficaram abaixo do esperado em todo o Brasil em anos anteriores - e não prejudica os demais públicos.

Onde se vacinar

A vacinação ocorrerá de segunda à sexta-feira, no horário de atendimento do Posto de Saúde Central e da Unidade de Saúde João Duarte Monteiro na Vila Aparecida, das 08 às 17 horas.

A meta, em Monte Aprazível, é vacinar pelo menos 90% das 9.229 mil pessoas que integram o público-alvo, o que corresponde a 8.306 mil pessoas.

Em 4 de maio haverá o “Dia D” da mobilização, um sábado em que os dois postos de saúde abrirão para ampliar o acesso aos usuários que desejam se vacinar.

Vacina nos Distritos

Dia 25 de abril, quinta-feira em Itaiuba, no Postinho das 14 às 16 horas

Dia 26 de abril, sexta-feira em Junqueira, no Postinho das 14 às 16 horas

Dia 02 de maio, quinta-feira em Balduíno, na Escola das 14 às 16 horas

Vacina no Lar Vicentino e Bairros

Dia 03 de maio, sexta-feira no Lar Vicentino, à partir das 14 horas

Dia 09 de maio, quinta-feira no PSFJardim do Lago, das 14 às 16 horas

Dia 10 de maio, sexta-feira no PSF Cidade Jardim, das 14 às 16 horas

Quem integra os públicos prioritários

Pessoas maiores de 60 anos;
Profissionais da saúde;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais (exemplo: diabetes, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios que comprometem a imunidade, como o câncer, e outras);
População indígena;
Pessoas privadas de liberdade;
Professores da rede pública e privada;
Trabalhadores do sistema prisional;
Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;

Sobre a Vacina

A vacina contra a gripe que será aplicada nas unidades de saúde é ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), do tipo trivalente: contém duas cepas do tipo A do Influenza e uma cepa do tipo B e protege contra os vírus H1N1, o H3N2 (ambas do Tipo A) e o influenza do tipo B Victoria.

Ocorreram duas mudanças em relação à vacina trivalente indicada do ano passado, com cepas diferentes para o H3N2 e para a cepa do tipo B. Por isso, é essencial que as pessoas dos grupos prioritários que se imunizaram em 2018 passado façam nova vacina este ano.

O agente imunizante da vacina contra o Influenza leva em torno de dez dias para ter efeito. Nesse período, há uma janela para outras ocorrências, como um outro vírus, já incubado no indivíduo, se manifestar, causando sintomas de gripe.

Medidas simples de prevenção contra a gripe

A vacina é uma das formas de prevenção do vírus Influenza. Higienizar as mãos frequentemente com álcool gel ou lavar com água e sabão, evitar aglomerações e locais fechados são cuidados que ajudam contra a proliferação do vírus.

A adoção da “etiqueta respiratória”, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, também contribui para a redução do risco de proliferação do vírus.

Evite compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Monte Aprazível - SP







RÁDIO CIDADE FM 87,9
Rua Mário Bailone nº 09 - Recanto das Águas - Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-1464
PortalSQL v - Locado por: © 2000 ProdutoraFerreira.com.br - Todos os direitos reservados.