INICIAL NOSSA RÁDIO EQUIPE NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO FALE CONOSCO

 

MAIS LINKS

COTIDIANO:


03/03/2017 16:19:00 - Atualizado em 03/03/2017 16:20:00 -

Monte Aprazível unida contra o Aedes Aegypti

Assessoria de Saúde realiza encontro para debater ações de combate ao mosquito. Monte Aprazível tem um caso de dengue confirmado este ano

Agentes de Controle de Vetores, representantes das unidades de saúde do município, médico da Santa Casa, assessores municipais, representantes regionais de saúde, pessoas da comunidade e o prefeito de Monte Aprazível, Dr. Nelson Montoro, reunidos em torno de um único tema: o combate ao mosquito aedes aegypti. A primeira Sala de Situação da Dengue 2017, evento organizado pela Assessoria Municipal da Saúde, realizada na manhã dessa sexta-feira (3), contou com a participação de aproximadamente 60 pessoas.

Durante o encontro foram discutidos os riscos oferecidos pelas doenças transmitidas pelo mosquito como: dengue zika vírus, chikungunya e febre amarela. Os participantes também debateram as formas de como deve ser feito o combate para evitar que o Aedes se prolifere.

“Temos a dificuldade de poucos agentes para o trabalho de casa em casa, a rejeição da própria população que por vezes não deixa os agentes entrarem para vistoriar os imóveis, mas aos poucos vamos contornando esta situação para evitar que o mosquito ganhe espaço no nosso município”, explica o assessor de saúde, Nereu Paschoalli Júnior.

Para Valdemir Chiavelli, representante da SUCEN de Rio Preto, os números estipulados pelo Ministério da Saúde não atendem a demanda de municípios como Monte Aprazível que atualmente conta com nove pessoas. “Penso que teríamos que ter mais agentes nos municípios, pelo tamanho da dificuldade que eles enfrentam no dia a dia, mas infelizmente não é algo que depende do município e sim das diretrizes repassadas pelo Ministério da Saúde.”

“O trabalho precisa ser visto de forma ampla também. Conscientizar a população que se existem muitos casos em outras cidades, o trabalho de fiscalização também deve ser feito na nossa cidade, dentro da casa de cada um, não se pode ‘relaxar’ nesta guerra contra o mosquito,” comenta a Responsável pela Atenção Básica da Diretoria Regional de Saúde de Rio Preto, Maria José Manzano.

Monte Aprazível tem um caso de dengue confirmado este ano

No ano passado foram notificados 197 casos de dengue, sendo 117 confirmados. O ano que registrou maior número de casos foi em 2015 que teve 524 notificações dos quais 441 foram confirmados. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, existem 14 casos suspeitos de dengue no município e um caso de dengue foi confirmado em 2017.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica de Monte Aprazível, Silvia Paschoalli, aproveitou o encontro para lembrar os sintomas de cada doença e a importância do diagnóstico e tratamento o mais rápido possível. “A melhor forma de evitar estas doenças é a eliminação dos criadouros do mosquito, com toda a atenção dos agentes de saúde e a conscientização da população neste combate que deve ser feito”.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Monte Aprazível - SP







RÁDIO CIDADE FM 87,9
Rua Mário Bailone nº 09 - Recanto das Águas - Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-1464
PortalSQL v - Locado por: © 2000 ProdutoraFerreira.com.br - Todos os direitos reservados.