INICIAL NOSSA RÁDIO EQUIPE NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO FALE CONOSCO

 

MAIS LINKS

COTIDIANO:


01/09/2015 16:28:00 - Atualizado em 01/09/2015 16:30:00 - Clipe Assessoria de Imprensa

'Combate a incêndios' é tema de palestra para associados da Aplacana

O motivo da palestra é passar orientações sobre incêndio criminoso em matas e em canaviais e como combatê-los

Marcos Roberto

O Sargento Marques deu algumas dicas que podem prevenir incêndios nas áreas rurais

A Aplacana e o Corpo de Bombeiros de Mirassol promoveram palestra de orientação para o corpo técnico da associação, representantes de frentes de serviço e associados. O motivo da palestra é passar orientações sobre incêndio criminoso em matas e em canaviais e como combatê-los.

De acordo com o Segundo-Sargento Reinaldo Marques do Corpo de Bombeiros de Mirassol, incêndios em matas e canaviais surgem através de pontas de cigarros acesas e acidentes. O clima muito quente com temperaturas altas, umidade do ar abaixo de 20% são fatores preponderantes para o início do incêndio. Os horários mais propícios para ocorrerem incêndios são entre 12 e 16 horas.

“O maior provocador de incêndio ainda é o próprio homem. É muito raro um incêndio começar sozinho e por isso, os produtores tem que deixar suas propriedades bem cuidadas para se evitar incêndios de grandes proporções”, disse.

O Supervisor Agrícola da Aplacana João Aoki ressaltou que a palestra foi muito importante, principalmente, ao corpo técnico, que irá orientar os associados no primeiro combate e quais os procedimentos para evitar incêndios. João Aoki salienta que em breve outras palestras com bombeiros e polícia ambiental serão feitas e espera uma maior participação dos associados ou seus funcionários.

Prevenção

Durante a palestra, o Sargento Marques deu algumas dicas que podem prevenir incêndios nas áreas rurais como:

Realizar o acero (limpeza próxima a área), raspando as áreas retirando a vegetação, ficando o terreno sem combustível e portanto, sem condições para início e propagação, de no mínimo 3 metros. O corpo de bombeiros orienta que o acero deve ser feito não só perto de matas e dos canaviais, mas também, perto de residências e currais.

Não acumular lixo em lugares impróprios;

Capinar terrenos, fazendo corte preventivo e remoção do mato;

Usar equipamentos de proteção individual e coletiva;

Manter a calma, ligar para o bombeiro e passar todos os dados do local do incêndio.







RÁDIO CIDADE FM 87,9
Rua Mário Bailone nº 09 - Recanto das Águas - Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-1464
PortalSQL v - Locado por: © 2000 ProdutoraFerreira.com.br - Todos os direitos reservados.