INICIAL NOSSA RÁDIO EQUIPE NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO FALE CONOSCO

 

MAIS LINKS

COTIDIANO:


31/03/2015 00:53:00 - Atualizado em 31/03/2015 01:04:00 - Clipe Assessoria de Imprensa

Aplacana elege nova diretoria para o triênio 2015/2018

A Associação dos Plantadores de Cana da Região de Monte Aprazível, a Aplacana realizou na terça-feira (24) Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas da Safra 14/15 e eleição para escolha da nova diretoria.

A nova diretoria foi eleita para o triênio 2015/2018 com a seguinte composição: Presidente: Márcio Luiz Miguel, Vice-presidente: Aluísio Lourenzato, 1º Secretário: Donaldo Luis Paiola, 2º Secretário: Fábio Miguel, 1º Tesoureiro: Evandro Jóia, 2º Tesoureiro: Juliano Maset; Conselheiros efetivos: Pedro Brait, Edio Marcon e Nilton Bravo. Conselheiros Suplentes: Rogério Bonalumi, Evaldo Rodrigues e Antonio Rodrigues Filho.

Após apresentação dos resultados, foi discutido com os associados às contas, o orçamento e a estimativa da safra 2015/2016.

O levantamento do departamento agrícola da Aplacana estima uma safra de 2.560 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, 4,6% menor que a passada.

O presidente eleito Márcio Luiz Miguel ressaltou que vai continuar a luta em defesa do setor sucroenergético, mantendo os associados unidos. “Sabemos que o setor e o país como um todo passam por momentos difíceis. Fui eleito com uma diretoria que vai continuar lutando pelos direitos dos produtores. O setor está passando por transformação e precisamos nos adequar. Certamente, ficarão os produtores que se que se profissionalizarem. O custo de produção está aumentando e o CCT (Corte, Carregamento e Transporte) de uma pequena área é maior do que uma grande área. Vamos continuar a trabalhar para que o pequeno produtor continue e produzir” destacou o presidente eleito.

Para viabilizar estas demandas dos pequenos produtores, Márcio acredita que a criação de cooperativas ou condomínios seja a solução. “Quando se fala em cooperativa, os produtores de cana de Monte Aprazível têm uma amarga lembrança. O produtor tem medo e qualquer produtor de qualquer setor, para sobreviver, tem que se cooperar. A cooperativa de Monte Aprazível, infelizmente, na época, foi mal gerenciada e nunca deu prejuízo. Infelizmente, diretores largaram a cooperativa na mão de funcionários e deu no que deu. Para se criar uma cooperativa para administrar uma indústria, certamente teria que contratar um executivo profissional, para tratá-la como empresa, para gerenciar a cooperativa e outro para indústria e ter uma diretoria independente na cooperativa para ajudar na tomada de decisões. Isso você não pode deixar na mão algumas pessoas e por isso, temos que pensar seriamente no cooperativismo.”, destacou Márcio.

Márcio Miguel ressalta que vai continuar a busca de uma melhor política de preços com as unidades industriais.“Vamos exigir das usinas melhores preços e condições de pagamentos. Vamos procurar preços melhores com os produtores de cana spot (sem contrato) e uma empresa que pague em dia. Muitas usinas estão com dificuldade e outras estamos parcelando demais”, destacou.

O novo presidente da Associação disse que na parte política, fará contatos com deputados e secretários de governo. “Deveremos trazer o secretário de agricultura de São Paulo Arnaldo Jardim. Precisamos de melhorias nas estradas rurais do município e a CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola do Estado de São Paulo), ligada a Secretária de Agricultura, desenvolve o Programa Melhor Caminho e este programa melhorará o escoamento da safra”, disse.

Um dos grandes desafios do novo presidente da Aplacana será tentar reativar a Usina Água Limpa. Márcio disse que tem discutido há algum tempo um arranjo que poderia viabilizar a reativação da indústria. “Dentro da Associação, discutimos há vários anos um projeto, onde cooperativas administram unidades industriais. Projetos deste tipo são bem sucedidos no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Estaremos visitando estes locais para ver de perto o funcionamento e tentar implantá-lo. Tudo isso para tentar reativar a Usina Água Limpa ou outra que esteja em recuperação judicial. Para isso, teremos que, junto com os produtores, montar uma cooperativa para administrar a unidade industrial. Além disso, buscaremos parcerias com os governos Federal, Estadual e com governo Municipal”, afirma.

No final da assembléia, a diretoria que encerrou seu mandato foi homenageada pelos fornecedores e funcionários da Aplacana com uma placa em agradecimento pelo tempo e dedicação à associação.







RÁDIO CIDADE FM 87,9
Rua Mário Bailone nº 09 - Recanto das Águas - Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-1464
PortalSQL v - Locado por: © 2000 ProdutoraFerreira.com.br - Todos os direitos reservados.