INICIAL NOSSA RÁDIO EQUIPE NOTÍCIAS PROGRAMAÇÃO FALE CONOSCO

 

MAIS LINKS

COTIDIANO:


05/12/2014 16:33:00 - Atualizado em 22/01/2015 17:28:00 - Da Redação

Dia “D” de combate à Dengue e a Chinkungunya terá diversas atividades na praça da Matriz

Haverá sorteio de brindes, brincadeiras, teatro, música, algodão doce, pipoca, e orientações sobre as doenças transmitidas pelo Aedes

Neste sábado (06), o Ministério da saúde realiza, em todo o Brasil, o dia “D” de combate à Dengue e a Chinkungunya. A campanha lembra a população que o mosquito Aedes Aegypti que antes transmitia apenas o vírus da dengue, agora também transmite o vírus da febre chinkungunya.

A ocasião será marcada na Praça da Matriz, a partir das 8h00, com sorteio de brindes, brincadeiras, teatro, música, algodão doce, pipoca, e orientações sobre as doenças transmitidas pelo aedes

Sobre o Chikungunya

A infecção pelo vírus chikungunya provoca sintomas parecidos com os da dengue, porém mais dolorosos. No idioma africano makonde, o nome chikungunya significa "aqueles que se dobram", em referência à postura que os pacientes adotam diante das penosas dores articulares que a doença causa. Em compensação, comparado com a dengue, o novo vírus mata com menos frequência.

Em idosos, quando a infecção é associada a outros problemas de saúde, ela pode até contribuir como causa de morte, porém complicações sérias são raras, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como as pessoas pegam o vírus?

Por ser transmitido pelo mesmo vetor da dengue, o mosquito Aedes aegypti, e também pelo mosquito Aedes albopictus, a infecção pelo chikungunya segue os mesmos padrões sazonais da dengue.

O risco aumenta, portanto, em épocas de calor e chuva, mais propícias à reprodução dos insetos. Eles também picam principalmente durante o dia.

O chikungunya tem subtipos diferentes, como a dengue?

Diferentemente da dengue, que tem quatro subtipos, o chikungunya é único. Uma vez que a pessoa é infectada e se recupera, ela se torna imune à doença. Quem já pegou dengue não está nem menos nem mais vulnerável ao chikungunya: apesar dos sintomas parecidos e da forma de transmissão similar, tratam-se de vírus diferentes.

Quais são os sintomas?

Entre quatro e oito dias após a picada do mosquito infectado, o paciente apresenta febre repentina acompanhada de dores nas articulações. Outros sintomas, como dor de cabeça, dor muscular, náusea e manchas avermelhadas na pele, fazem com que o quadro seja parecido com o da dengue. A principal diferença são as intensas dores articulares.

Em média, os sintomas duram entre 10 e 15 dias, desaparecendo em seguida. Em alguns casos, porém, as dores articulares podem permanecer por meses e até anos. De acordo com a OMS, complicações graves são incomuns. Em casos mais raros, há relatos de complicações cardíacas e neurológicas, principalmente em pacientes idosos. Com frequência, os sintomas são tão brandos que a infecção não chega a ser identificada, ou é erroneamente diagnosticada como dengue.

Tem tratamento?

Não há um tratamento capaz de curar a infecção, nem vacinas voltadas para preveni-la. O tratamento é paliativo, com uso de antipiréticos e analgésicos para aliviar os sintomas. Se as dores articulares permanecerem por muito tempo e forem dolorosas demais, uma opção terapêutica é o uso de corticoides.

Como se prevenir?

Sobre a prevenção, valem as mesmas regras aplicadas à dengue: ela é feita por meio do controle dos mosquitos que transmitem o vírus

- Descarte todos os objetos não utilizados que estiverem expostos às chuvas e podem acumular água: pneus, latas, garrafas, baldes, etc.

-Tampe os tonéis e depósitos de água e troque diariamente a água dos bebedouros dos animais.

- Coloque terra ou areia nos vasinhos de plantas, ou lugares que acumulem água.

- Coloque o lixo em sacos plásticos, e mantenha a lixeira completamente tampada.

- Tampe bem os recipientes que utiliza para acondicionar água: garrafões, jarras, taques, etc.

- Troque a água das plantas a cada três dias.

- Evite deslocamento para áreas onde há transmissão instalada do vírus.

Recomendações

- Manter repouso;

- Tomar muito líquido: água, suco de frutas, soro caseiro, chás, água de coco e sopas;

- Manter amamentação;

- Procurar uma unidade de saúde;

- Evitar a exposição à mosquitos.







RÁDIO CIDADE FM 87,9
Rua Mário Bailone nº 09 - Recanto das Águas - Monte Aprazível-SP - Telefone: (17) 3275-1464
PortalSQL v - Locado por: © 2000 ProdutoraFerreira.com.br - Todos os direitos reservados.